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Idosos e o sono

Com o avanço da idade, o sono tende a mudar significativamente. De acordo com a National Sleep Foundation, organização sem fins lucrativos norte-americana, que dedica seu trabalho em pesquisas relacionadas ao sono, pessoas com idade acima de 65 anos precisam dormir de 7 a 8 horas por dia. Entretanto, idosos costumam ter um sono mais superficial, com uma quantidade maior de despertares durante a noite. Algumas questões, como, maior vontade de urinar e problemas respiratórios acabam agravando a situação.



É importante cuidar da chamada "higiene do sono", que engloba hábitos e práticas simples e que propiciam a melhora na qualidade do sono:


◆ Evite estimulantes, como, por exemplo, cafeína e nicotina;


◆ Sonecas durante o dia devem durar, no máximo, 30 minutos;


Exercícios físicos, mesmo que em curto período, já ajudam;


Cuide da alimentação; evite comidas pesadas, gordurosas ou apimentadas; elas podem causar problemas de indigestão e prejudicar o sono;


◆ A exposição ao sol ajuda a regular o ciclo dia-noite (Não se esqueça do filtro solar);


◆ Para auxiliar na regulagem do relógio biológico, estabeleça horários fixos para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana;


◆ Banho quente, ouvir músicas tranquilas, leitura, por exemplo, alguns minutos antes do horário de dormir, são excelentes aliados do bom sono;


◆ O uso de celulares, entre outros aparelhos eletrônicos, antes de dormir, é prejudicial ao sono; evite.


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