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Idosos: atividades físicas são essenciais para a prevenção de doenças

A chegada à terceira idade não precisa ser sinônimo de sedentarismo. Assim como em todas as etapas da vida, a prática de exercício só contribui para uma rotina saudável, ativa e divertida também na melhor idade. Os benefícios do exercício físico são inúmeros e, além de contribuir com bem estar físico, ajuda também no bem estar emocional.



O esporte é recomendado para todas as idades, mas antes de começar a praticar alguma modalidade, até mesmo uma caminhada, é recomendado que seja feita uma bateria de exames. Além disso, para evitar os riscos de lesões, é interessante que um profissional da educação física acompanhe, pelo menos, os primeiros dias.


Segundo a professora de Educação Física, Tatiane Furioso, é exatamente a partir da melhor idade que as atividades físicas se tornam essenciais para a prevenção de doenças. “A partir de uma idade é importante porque o exercício alivia as dores nas articulações, retarda o declínio funcional e também ajuda na manutenção geral da saúde, proporcionando a sensação de bem estar”, explica.


“Os esportes mais indicados são aqueles que apresentam menores riscos de quedas e proporcionam sensação de prazer e satisfação”

Engana-se quem acredita que por não ter praticado exercício ao longo da vida, deve desistir de se mexer. Muitas modalidades são possíveis para quem quer deixar o sedentarismo. As práticas mais procuradas hoje em dia por idosos são: dança, natação, hidroginástica e musculação. “Os esportes mais indicados são aqueles que apresentam menores riscos de quedas e proporcionam sensação de prazer e satisfação”, afirma Tatiane.


As atividades aquáticas, por exemplo, apresentam os mesmos benefícios cardiovasculares, respiratórios e têm baixo impacto nas articulações. Ela reforça ainda que o início deve ser com fraca intensidade e que cada um deve respeitar o limite do próprio corpo. É recomendado que o idoso pratique ao menos três horas de exercícios semanais.


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