• Senilar Cuidadores

Higiene oral: cuidados com a saúde bucal dos idosos

Diferente do que muitos pensam, a saúde bucal merece uma atenção especial principalmente quando tratamos de pessoas idosas. Com a imunossenescência (deterioração natural do sistema imunológico produzido pelo envelhecimento), o idoso fica mais suscetível a infecções orais e, dependendo a patologia, essas infecções podem agravar seu estado de saúde.



A higiene oral tem por finalidade a eliminação dos restos de alimentos e minimizar a quantidade de micro-organismos presentes na boca, estimular a circulação sanguínea local, evitar mau hálito e proporcionar a sensação agradável de limpeza e conforto.


Ela deve ser feita após as refeições, independente da presença ou ausência dos dentes, a fim de evitar as doenças orais como: cáries, doenças da gengiva, úlceras orais, candidíase oral, ou até mesmo pneumonia aspirativa.


Os idosos apresentam um alto índice de cárie, devido a hipossalivação, ou seja, o fluxo salivar reduzido. Doenças da gengiva podem se iniciar com inflamação da gengiva (gengivite), ocasionando sangramento gengival e mau hálito. Se não tratada, pode evoluir para uma periodontite afetando os tecidos que sustentam os dentes e ocasionando mobilidade dentária, dores ao mastigar que, se não receberem a devida atenção, podem levar a danos permanentes aos dentes.


Úlceras orais são pequenas lesões que ocorrem na boca, no interior das bochechas ou na base das gengivas, não são contagiosas e, normalmente, desaparecem dentro de até duas semanas, mas causam desconforto para comer, beber ou falar.


Candidíase oral, mais conhecida como sapinho, manifesta-se através de placas esbranquiçadas na boca, língua ou garganta, causa ardência, dor e dificuldade de engolir. Seu aparecimento é comum em pacientes com sistema imune enfraquecido ou em indivíduos com fatores que facilitem o crescimento de fungos, como utilização de prótese dentária e má higiene oral.


Pneumonia aspirativa é uma infecção do pulmão causada pela entrada de líquidos ou objetos contaminados vindos da boca.


Os pacientes que tiverem condições de fazer a própria higiene oral o cuidador deve encorajá-los. Se necessário, providenciar os materiais e supervisionar a atividade.


Quando o paciente for impossibilitado, o cuidador deverá realizar a higiene oral. Para isso, deve-se utilizar pequena quantidade de creme dental, é recomendado que seja uma quantidade do tamanho de um grão de ervilha, entretanto, nos idosos pode-se usar um pouco menos, pois o que faz a limpeza não é a quantidade e sim a fricção.


O cuidador deve saber se o paciente assistido faz uso de próteses, ou seja, as partes artificiais conhecidas como dentadura, ponte fixa ou ponte móvel.


A prótese tem o objetivo de substituir um ou mais dentes, é responsável pelo início do processo de digestão, auxilia na fala, deixa o sorriso mais bonito e é extremamente importante para manter a autoestima da pessoa.


Ela deve ser sempre mantida na boca, mesmo enquanto ela dorme. Alguns pacientes têm o hábito de retirá-la para dormir. Se porventura for o caso de seu paciente, mantenha a rotina dele. A higienização oral em caso da utilização de próteses deverá ser feita da seguinte forma:


1 - Retire a prótese e faça escovação dela fora da boca, pode ser utilizado escova com cerdas mais duras, sabão neutro ou creme dental.


2 - Para a higiene das gengivas, bochechas e língua o cuidador deverá utilizar escova de cerdas mais macias ou gaze umedecidas em água. O movimento de limpeza da língua é realizado de dentro para fora, não se deve introduzir a escova muito profunda, pois pode machucar a garganta e provocar náuseas.


3 - Após a escovação da prótese e higiene da boca, a prótese deve ser recolocada. É importante que a cada escovação o cuidador observe a mucosa oral, pois com a diminuição da estrutura óssea da boca, a prótese tende a ficar frouxa, podendo ocasionar lesões orais.


#idosos #senilar #senilarcuidadores #cuidadoscomidosos #cuidadoresdeidosos #higienebucal

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

        (19) 3326-1346
contato@senilar.com.br

logo whatsapp.png