• Senilar Cuidadores

Envelhecimento: alterações fisiológicas

O envelhecimento é um processo natural das nossa vidas e que, ao longo do tempo, impõe alterações diversas e significativas no indivíduo, produzindo efeitos estruturais e comportamentais que repercutem na qualidade de vida e no contexto biopsicossocial. Algumas interferências multifatoriais advêm das alterações do envelhecimento estrutural e orgânico.


Fatores genéticos, os hábitos de saúde e alimentar, o estilo de vida, autoconceitos, ocupação e atividades diárias, níveis de estresse e controle, além das interferências ambientais, interferem positiva ou negativamente na vida das pessoas. As diferenças funcionais e estruturais que decorrem do envelhecimento distinguem-se particularmente em cada um.


Mesmo possuindo a mesma idade, dois indivíduos podem apresentar diferenças no envelhecimento. Dependerá muito das respostas de cada um deles aos agentes estressores, sejam eles externos ou internos. Modificações fisiológicas importantes nos sistemas orgânicos são estabelecidas através das alterações estruturais e funcionais produzidas pelo envelhecimento. Elas resultam em um amplo número de efeitos indesejáveis aos aparelhos e órgãos nobres, além de respostas individuais às agressões sofridas ao longo do tempo. Aliás, são essas respostas que determinam a velocidade com que o envelhecimento ocorre diferentemente em cada pessoa.


Embora pouco percebidas, tais alterações acontecem desde bem cedo, mas nos idosos elas se tornam ainda mais visíveis e perceptíveis. As mudanças ficam ainda mais evidentes se o idoso apresentar algum tipo de enfermidade em paralelo. As alterações ocorrem em nível celular, tecidual, orgânico e nos sistemas, e cada uma delas acontece em seu próprio tempo como resultado de agressões intrínsecas e extrínsecas. Isso leva a uma diminuição da reserva fisiológica, ao declínio dos sistemas de defesa e de adaptação ao meio externo. O indivíduo passa a ter uma maior susceptibilidade a enfermidades.


Este e muitos outros temas relativos ao envelhecimento são abordados com maiores detalhes em nosso "Curso de Cuidador de Idosos".


#senilar #senilarcuidadores #envelhecimento #idosos #cuidadoscomidosos #cuidadoresdeidosos

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

        (19) 3326-1346
contato@senilar.com.br

logo whatsapp.png