• Senilar Cuidadores

Dicas para os idosos superarem o isolamento social



Superar o isolamento social, que acontece em decorrência do coronavírus, não é tarefa fácil, mas é possível adotar práticas que auxiliem os idosos durante esse necessário processo que vivemos. Recentemente, o jornal Extra conversou com três profissionais que juntas deram oito dicas valiosas para o atual momento. As entrevistadas foram a geriatra e psiquiatra Roberta França, a gerontóloga Carolina Ruiz e a psicóloga e diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Valmari Cristina Aranha.


Separamos aqui três — uma de cada profissional — das oito dicas abordadas na matéria, que você pode ler na íntegra aqui.


Fixar rotina: dica importante para que o idoso fique menos ansioso. De acordo com a gerontóloga Carolina Ruiz, seja na infância, ou mesmo na velhice, “a rotina é extremamente importante porque norteia a parte cognitiva”.


Adaptar exercícios: a proposta aqui é adaptar as atividades que eram realizadas em ambientes externos no ambiente residencial. A psicóloga Valmari Cristina Aranha sugere que quem “costumava dar uma volta no quarteirão pode caminhar ao redor de casa, por exemplo”.


Livros e filmes: aqui a ideia é auxiliar na passagem do tempo. Mas, segundo a psicóloga Roberta França, é importante tomar cuidado com a escolha dos temas abordados em ambas as mídias: "É importante não assistir nada dramático ou apocalíptico. A última coisa que a gente precisa é assistir mais drama. Precisamos buscar coisas que minimizem a sensação de desconforto, medo, pânico. Buscar trazer para dentro de casa um clima de maior leveza possível".


Fonte: EXTRA


A matéria completa pode ser conferida no link abaixo:

https://glo.bo/3bRqs85

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

        (19) 3326-1346
contato@senilar.com.br

logo whatsapp.png