- Senilar Cuidadores
Idosos: como prevenir lesões por pressão e manter a integridade da pele
Atualizado: 14 de Jan de 2019
São denominadas lesões por pressão feridas na pele e nos tecidos moles localizados logo abaixo dela. Tais feridas são causadas pela falta de circulação de sangue, quando não há nutrientes capazes de manter a pele plenamente saudável.

Os principais fatores que levam a essa lesão são: o peso do próprio corpo do idoso e sua manipulação de forma inadequada, principalmente nos momentos de acomodação na cama ou até mesmo na troca de roupas (atrito e cisalhamento).
As proeminências ósseas são as áreas mais acometidas pelas lesões por pressão, pois ficam logo abaixo da pele e com ausência de proteção, seja de camadas de tecido muscular ou gordura.
Com cuidados diários humanizados é possível prevenir tais lesões, permitindo, dessa forma, que o paciente continue usufruindo os bons momentos da vida e mantendo a integridade de sua pele.
Prevenção de lesões por pressão
◆ Avaliar diariamente o aparecimento de áreas avermelhadas sobre proeminências ósseas, que ao serem pressionadas, não se tornam esbranquiçadas.
◆ Observar o aparecimento de bolhas, depressões ou feridas na pele.
◆ Reposicionar o paciente acamado no mínimo a cada 2 horas para aliviar a pressão, utilizando uma programação sistematizada de mudança de posicionamento.
◆ Utilizar superfícies de apoio (colchão piramidal, pneumático, entre outros)
◆ Orientar e garantir a mobilização do cadeirante em posição sentada a cada 1 hora.
◆ Utilizar itens que possam ajudar a reduzir a pressão, como travesseiros e colchões piramidais, colchões pneumáticos, acolchoamento de espuma, e outros.
◆ Incentivar a ingestão de líquidos para hidratação.
◆ Evitar umidade, realizar a troca de fraldas com frequência e manter a pele limpa, seca e hidratada.
◆ Prevenir dermatites associadas à incontinência evitando o contato com urina e fezes, higienizando após eliminações e utilizando cremes de barreira, se necessário.
◆ Realizar movimentação ativa e passiva.
◆ Manter lençóis sem pregas, rugas e sujidades e utilizar lençóis móveis para transferências.
◆ NÃO massagear áreas com sinais de lesões.