• Senilar Cuidadores

Idosos: como prevenir lesões por pressão e manter a integridade da pele

Atualizado: 14 de Jan de 2019

São denominadas lesões por pressão feridas na pele e nos tecidos moles localizados logo abaixo dela. Tais feridas são causadas pela falta de circulação de sangue, quando não há nutrientes capazes de manter a pele plenamente saudável.


Os principais fatores que levam a essa lesão são: o peso do próprio corpo do idoso e sua manipulação de forma inadequada, principalmente nos momentos de acomodação na cama ou até mesmo na troca de roupas (atrito e cisalhamento).


As proeminências ósseas são as áreas mais acometidas pelas lesões por pressão, pois ficam logo abaixo da pele e com ausência de proteção, seja de camadas de tecido muscular ou gordura.


Com cuidados diários humanizados é possível prevenir tais lesões, permitindo, dessa forma, que o paciente continue usufruindo os bons momentos da vida e mantendo a integridade de sua pele.


Prevenção de lesões por pressão


◆ Avaliar diariamente o aparecimento de áreas avermelhadas sobre proeminências ósseas, que ao serem pressionadas, não se tornam esbranquiçadas.


◆ Observar o aparecimento de bolhas, depressões ou feridas na pele.


◆ Reposicionar o paciente acamado no mínimo a cada 2 horas para aliviar a pressão, utilizando uma programação sistematizada de mudança de posicionamento.


◆ Utilizar superfícies de apoio (colchão piramidal, pneumático, entre outros)


◆ Orientar e garantir a mobilização do cadeirante em posição sentada a cada 1 hora.


◆ Utilizar itens que possam ajudar a reduzir a pressão, como travesseiros e colchões piramidais, colchões pneumáticos, acolchoamento de espuma, e outros.


◆ Incentivar a ingestão de líquidos para hidratação.


◆ Evitar umidade, realizar a troca de fraldas com frequência e manter a pele limpa, seca e hidratada.


◆ Prevenir dermatites associadas à incontinência evitando o contato com urina e fezes, higienizando após eliminações e utilizando cremes de barreira, se necessário.


◆ Realizar movimentação ativa e passiva.


◆ Manter lençóis sem pregas, rugas e sujidades e utilizar lençóis móveis para transferências.


◆ NÃO massagear áreas com sinais de lesões.


#SenilarCuidadores #CuidadosComIdosos #CuidadoresDeIdosos

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

        (19) 3326-1346
contato@senilar.com.br

logo whatsapp.png