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A alimentação na terceira idade

Engane-se quem pensa que depois que alcançamos a terceira idade é tarde demais para optarmos por uma vida mais saudável e uma alimentação equilibrada. O ideal é que todos tenham uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável antes mesmo da necessidade de cuidados médicos, porém, por conta das mudanças que naturalmente acontecem no organismo após os 60 anos, o cuidado deve ser redobrado.


A nutricionista Nathália Dias explica que a alimentação saudável, principalmente na terceira idade, vai além das características físicas. “Nesse momento, realizar refeições completas, variadas e balanceadas tem uma função muito importante para que todas as necessidades nutricionais do corpo continuem sendo atendidas”, explica. A especialista reforça ainda que a alimentação correta é o que dará disposição e energia para as tarefas do cotidiano.


Além de proporcionar bem-estar, já foi comprovado que uma alimentação limpa também cumpre a função de afastar o risco de doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes e obesidade. “A alimentação saudável não exclui nenhum tratamento com medicamento, mas a junção de ambos contribui para a melhora do quadro de saúde geral do paciente. Muitas vezes a alimentação é o fator principal para melhora e, em alguns casos, acaba por excluir e/ou diminuir o uso de alguns tipos de fármacos”, afirma.


"..é fundamental investir em frutas, verduras e legumes que sejam repletos de nutrientes, vitaminas e sais minerais”

Atualmente a obesidade é o que mais preocupa os especialistas. Segundo Nathália, a melhor maneira de evitar a doença ao longo de toda a vida é evitando uma alimentação rica em farinhas, açúcar, excesso de proteínas e gorduras, além do sedentarismo que pode desencadear algumas doenças como: colesterol elevado, hipertensão arterial, prisão de ventre, doenças degenerativas, anemia e até mesmo a desnutrição.


“É importante, por exemplo, reduzir o consumo de sódio, de açúcar e de alimentos industrializados. Doces e farinhas devem ser substituídos por versões integrais e naturais. Essa é uma forma de evitar o surgimento ou agravamento de condições como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.Também é fundamental investir em frutas, verduras e legumes que sejam repletos de nutrientes, vitaminas e sais minerais”, conclui.

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